Fichamento A Logica Do Sentido Ivair

1368 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DIEGO FERNANDES DE OLIVEIRA

HISTORIA DA FILOSOFIA MODERNA III
FICHAMENTO
GILLES DELEUZE.
LÓGICA DO SENTIDO. DA PRIMEIRA A QUARTA SERIE DE PARADOXOS

Rio de Janeiro, 2015.

Diego Fernandes de Oliveira – Historia da Filosofia Moderna III
Fichamento
Deleuze. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva
PANO DE FUNDO CONCEITUAL
Deleuze faz uso da obra de Lewis Carroll, Alice no pais das maravilhas e Alice através do espelhos como fio condutor para elaborar sua teoria do sentido.
PROLOGO: DE LEWIS CARROLL AOS ESTOICOS
“paradoxos que formam a teoria do sentido. Que esta teoria não seja separável de paradoxos explica-se facilmente: o sentido e uma entidade não existente, ele tem mesmo com o não senso relações muito particulares.”
“O lugar privilegiado dos Estoicos provem de que foram iniciadores de uma nova imagem do filosofo, em ruptura com os pré-socráticos, com o socratismo e o platonismo; e esta nova imagem já esta estreitamente ligada a constituição paradoxal da teoria do sentido. A cada serie correspondem, por conseguinte, figuras que são não somente históricas, mas tópicas e logicas.”
PRIMEIRA SERIE DE PARADOXOS: DO PURO DEVIR
“os acontecimentos, os acontecimentos puros... é ao mesmo tempo que ela se torna um e outro.”
“a simultaneidade de um devir cuja propriedade e furtar-se ao presente. Na medida em que se furta ao presente, o devir não suporta a separação nem a distinção do antes e do depois, do passado e do futuro. Pertence à essência do devir avançar, puxar nos dois sentidos ao mesmo tempo: Alice não cresce sem ficar menor e inversamente. o bom senso e a afirmação de que, em todas as coisas, ha um sentido determinável; mas o paradoxo é a afirmação dos dois sentidos ao mesmo tempo.”
“Platão... distinguir duas dimensões: 1º) a das coisas Limitadas e medidas, das qualidades fixas, quer sejam permanentes ou temporárias, mas supondo sempre freadas assim como repousos,

Relacionados

  • Fichamento - introdução à leitura de Hegel
    3699 palavras | 15 páginas
  • Maria lucia de arruda aranha - temas da filosofia
    99451 palavras | 398 páginas
  • Normas abnt
    18891 palavras | 76 páginas
  • metodologia
    20318 palavras | 82 páginas