Sócrates e os sofistas
Ordem dos Frades Menores Conventuais
Província de São Maximiliano Maria Kolbe (Brasília-DF)
SÓCRATES E OS SOFISTAS
ANTÔNIO HILTON DA SILVA ROCHA JOHNEW LIMA SILVA SOUSA
BRASÍLIA
ABRIL - 2015
ANTÔNIO HILTON DA SILVA ROCHA JOHNEW LIMA SILVA SOUSA
SÓCRATES E OS SOFISTAS
Trabalho apresentado ao Professor Luiz Cláudio Batista de Oliveira, da disciplina de Introdução a Filosofia, da turma 01, turno matutino do curso de Filosofia.
Instituto São Boaventura
Brasília – Abril 2015
Fale a Respeito da resistência de Sócrates aos sofistas, considerando que esses apresentam o mesmo problema de Parmênides e Heráclito, qual seja o ser e o discurso sobre o ser.
Sócrates tinha grande resistência aos sofistas, porque estes usavam da filosofia e do discurso para criarem uma sabedoria utilitária, com interesses lucrativos, se consideravam conhecedores de tudo. O discurso para os sofistas, era um meio para se ganhar status e que o mesmo poderia ser ensinado, e pela eloquência do discurso conseguiria afirmar que seu pensamento estava certo. Eles usaram do pensamento de Parmênides e Heráclito em relação ao ser e o discurso sobre o ser. Heráclito Parmênides acreditava que era o ser que que tornava possível o objeto do discurso, os sofistas tinham concepção parecida, porém enfatizavam o discurso desfavorecendo o ser, de acordo com a interpretação de Jean Paul Dumont sobre os sofistas “O único saber útil encontra-se no conhecimento da ocasião ou da oportunidade. O sofista sabe precisamente compreender a ocasião e tirar para si partido das aparências do mundo”. O valor do conhecimento e de qualquer lei é relativo para os sofistas, o discurso é tomado como meio para constrói o real, apoderando do discurso o homem faz a sua realidade. Sócrates em vida foi muito resistente e crítico ao pensamento sofista, porque não concordava que a sabedoria pudesse ser ensinada, muito