Sítio do pica pau amarelo
VISITA AO MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA
Fizemos a visita em 28 de fevereiro de 2013 e entrando no museu fomos ao Beco das Palavras, vimos um enorme dicionário interativo onde podemos formar palavras e saber seu significado. Passamos pelo Totem das Palavras Cruzadas onde podemos escolher palavras de outras línguas e saber o significado delas. Na Árvore das Palavras, que tem varias palavras escritas nela, é como se as palavras estivessem nascendo dela. Entramos por um corredor com dez vídeos que passavam ao mesmo tempo, mostrando a língua portuguesa em muitas situações, no futebol, no carnaval e nas religiões. Achei o museu muito legal, pena que não deu tempo de ver tudo.
PESQUISA
MUSEU PATRIMONIO HISTÓRICO
O complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado em 1982 pelo Condephaat (Conselho De defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) Antes de ser museu, o prédio era a antiga Estação de trens da Luz, local de embarque e desembarque de passageiros. Patrimônio histórico, é um bem móvel, imóvel ou natural, que tenha valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.
CONSTRUÇÃO
A primeira estação da luz foi inaugurada em 1867, sua construção era simples, contava apenas com uma bilheteria e a plataforma de embarque e desembarque. Entre 1895 e 1901 foi feito uma grande reforma, a obra foi projetada pelo Barão de Mauá e assinada pelo engenheiro James Ford, a estrutura desta Estação foi toda importada da Inglaterra. Mecanismos pré-moldados desembarcaram em São Paulo e aí foram montados. Ela foi inspirada em uma estação australiana localizada em Melbourne. Para dar lugar ao museu o prédio passou por uma reforma e em 20 de março de 2006 foi