síntese
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SÍNTESE
TEORIAS DE JEAN PIAGET, FREUD, EMÍLIA FERREIRO E VIGOTSKY EM SÍNTESE.
Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética.
As teorias de Jean Piaget tentam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos, têm comprovação em bases científicas. Para Piaget: a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas; o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos, é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica é caracterizada como interacionista; “não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação; o desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos.
Períodos em que se dá este desenvolvimento motor, verbal e mental.
Período Sensório-Motor - do nascimento aos 2 anos, aproximadamente. A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência iminentemente prática. Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente, onde surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc..
Período Intuitivo- dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente, já existe um desejo de explicação dos