Roger Angnell e a CVRD
361 palavras
2 páginas
1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.Os argumentos a favor daprivatização foi que a CVRD deixou de ser uma empresa que seus cargos eram usados para intenções políticas, servido como cabide de emprego,que na reestruturação foram criado postos deempregos aproveitando pessoas qualificadas e também o aumento de arrecadação da receita do estado.Já os argumentos contra foi que a CVRD foi vendida por muito menos que valia, sendo que erauma grande mineradora e o pais perdeu a autonomia sobre suas riquezas minerais.
2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrados do Bradesco e da CVRD.
Agnelli é um negociador nato expandiu a mineração com a internacionalização, com boa comunicação soube se relacionar einfluenciar,acertando nas estratégias de negócios utilizadas.
3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
Sua formação foi muito importante unida com sua experiência adquirida na instituição bancaria mas o seu inglês fluente o levaram a reestruturar a CVRD
4. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
A CVRD tinha uma imagem muito negativa adquirida dos tempos de estatal e a falta de um plano denegocio focado na logística que até hoje ainda é defasado.
5. Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua previdência. Você concorda com essa afirmação?
6. Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CVRD? Dê exemplos de cada um dele.
7. Você consideraria Roger Agnelli um típico administrador brasileiro? Que traços do sistema cultural brasileiro são evidentes em sua administração da CVRD?
8. Você acredita