síntese
A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
Autora: Rubesnéia B. vieira
O livro A construção da pesquisa em educação do Brasil da autora Bernardete
Angelina Gatti proporciona uma contribuição significativa na apresentação de um histórico da produção das investigações no campo da educação no país, suas sugestões e as questões de método nas pesquisas desenvolvidas. A pesquisa é bastante utilizada pelos seres humanos, que visa adquirir novos conhecimentos sobre determinado objeto, ou alguma coisa. A sociedade esta sempre pesquisando algo para melhorar ou resolver um problema. Na educação a pesquisa significa trabalhar com seres humanos ou em seus processos de vida a fim de melhorar o processo educacional.
No Brasil a pesquisa em educação realizada pelo INEP desdobrou-se na construção do pensamento educacional brasileiro, pela pesquisa sistemática, encontrou um espaço especifico de produção e formação, e de estimulação.
Em meados da década de 60 as pesquisa começaram a ganhar fôlego e destaque os estudos de natureza econômico, com trabalhos sobre a educação como investimento, demanda profissional, formação de recursos humanos, técnicas programadas de ensino, o objeto de atenção mais comum nas pesquisas educacionais passou a ser, a relação entre o sistema escolar e certos aspectos da sociedade. Porem a uma consciência do problema a enfrentar, ou seja, do entendimento da natureza do próprio fenômeno educacional, ou pelo menos das concepções de educação que inspiram as praticas de pesquisa, não foi suficiente para o enfrentamento dessas questões de apoio. Embora reconhecendo os problemas na pesquisa em educação e a necessidade de trabalhos que estejam vinculados mais especificamente a questões que no imediato são carentes de analise e proposições, mas a pesquisa não pode esta a serviço de solucionar pequenos impasses do cotidiano, porque ela, por sua natureza e processo de construção.
De acordo com a autora a analise documental