Síntese e Purificação do AAS
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO FARMÁCIA
CAROLINE BENET
SÍNTESE E PURIFICAÇÃO DO AAS
CURITIBA
2014
ALINE YAROSZ
BIANCA KLETTKE
CAROLINE BENET
SÍNTESE E PURIFICAÇÃO DO AAS
Relatório técnico apresentado à disciplina de Química e Síntese do Curso de Graduação em Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientador: Prof.ª Paula Gomes
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE). Sendo inibidor irreversível das ciclooxigenases, enzimas com papel central na formação da inflamação e dor. Utilizado como anti-inflamatório, analgésico, antipirético e inibidor da agregação plaquetária. Em estado puro é um pó cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água e muito solúvel em álcool e éter. (FOGAÇA, Jennifer 2014).
Um dos medicamentos mais famosos a base de ácido acetilsalicílico é a ASPIRINA, comercializado a mais de 100 anos, sendo um dos medicamentos mais usado e conhecido do mundo. (FOGAÇA, Jennifer 2014).
Em 1829, uma substância chamada salicina foi isolada nas cascas do salgueiro por um farmacêutico francês H. Leroux, para o tratamento da febre. Após ser isolada, a salicina foi descoberta como sendo um pro fármaco que era convertido no princípio ativo ácido salicílico, esse princípio ativo por mais que possuísse excelentes atividades, causava irritações na boca, esôfago e estomago. Posteriormente foi descoberto que o ester do ácido salicílico, o ácido acetilsalicílico possuía menos efeitos colaterais, sendo mais tolerado pelo organismo. (AMARAL, Marco 2014).
A síntese do ácido acetilsalicílico consiste na