SÍNTESE E PROPRIEDADES DE DETERGENTES SÍNTESE DA ASPIRINA
SÍNTESE DA ASPIRINA
ANA BEATRIZ HOSSAKA
DAYANA FRANCIELE DE SOUZA
FRANCIELE SANTANA SIMÕES
MARIA BEATRIZ ALVES AFONSO
PRESIDENTE PRUDENTE
NOVEMBRO - 2009
ANA BEATRIA HOSSAKA
DAYANA FRANCIELE DE SOUZA
FRANCIELE SANTANA SIMÕES
MARIA BEATRIZ ALVES AFONSO
SÍNTESE E PROPRIEDADES DE DETERGENTES
SÍNTESE DA ASPIRINA
Relatório apresentado à Professora Ana Maria Pires da disciplina de Química Geral Experimental II, do curso noturno de licenciatura em Química.
UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia
Presidente Prudente - 2009
OBJETIVOS
- Preparar detergentes pela sulfonação de três álcoois: n-octanol, n-decanol e n- dodecanol e verificar a partir de uma reação espumante, de uma ação emulcionante e de uma ação de cátions metálicos, as propriedades e o efeito do tamanho da cadeia carbônica, comparando um com o outro, assim como descrever as equações das reações ocorridas.
- Síntese da aspirina (acido acetilsalicílico), através da esterificação, utilizando como reagentes o anidrido acético e o ácido salicílico, catalisada por ácido sulfúrico.
INTRODUÇÃO
Detergentes
Os detergentes ou saneantes (também conhecidos como surfactantes) são substâncias que têm a propriedade química de dissolver a sujeira ou as impurezas de um objeto sem corrosão, ou seja, são produtos que limpam quimicamente. São amplamente utilizados em todo o mundo.
Gorduras vegetais ou animais são constituídas de ésteres de ácidos graxos, ácidos carboxílicos com cadeias carbônicas que são extensas. Esta propriedade é obtida ao oxidar o ácido graxo de cadeia longa como, por exemplo, palmítico, esteárico ou oleico com uma base alcalina, freqüentemente de sódio ou cálcio. Este processo é denominado saponificação, onde os glicerídeos sofrem hidrólise básica, produzindo sabões que são os principais representantes dos detergentes.
A capacidade de limpeza dos