Síntese Reflexos de um Baile
Reflexo de um baile é um livro de 171 páginas, editado pela folha de São Paulo, pertencente da coleção da mesma Folha Grandes Escritores Brasileiros. Obra escrita pelo jornalista, romancista Antônio Callado, descendente direto de uma professora e um poeta jornalista. Nascido em Niterói no Rio de Janeiro em 1917, vindo de uma família de classe média. Conhecido por unir o jornalismo à literatura.
O livro romance “Reflexos do Baile” é um texto complexo, explorando de seus leitores o talento da atenção, que só através desta é que é possível desvendar minúcias que ele destrincha no decorrer do texto. Ele uma espécie de mosaico, uma coleção de cartas-recortes, com as falas de seu personagem.
Em resumo o romance conta a história do sequestro de um embaixador em um baile as escuras. Para isso ele divide seu livro em três partes curtas: A véspera; À noite sem trevas e o Dia da Ressaca. É uma história contada através de diversos relatos em bilhetes, cartas, memorandos e Registros de diário, o que pode causar certa confusão, pois é um tanto quanto complicado de entender se o nome que está no início é o autor ou para quem escreve, quando se fala para quem escreve, pois às vezes, são usados só referências, (com a leitura do texto é possível perceber, que as cartas são endereçadas, mas não assinadas) na no meio de um texto em uma linguagem cheia de comparações, e de relações, e ligações entre as pessoas, e como os registros aparecem de forma a repetir a mesma pessoa algumas cartas depois, é necessário um esforço maior para não se perder no contexto. Começa-se, a saber, melhor sobre os autores através do que é falado sobre eles e a partir de então, cremos nós, que seja quando, o autor começa a construir mentalmente de forma mais inteira o que ocorre de fato.
Os personagens principais do texto são os embaixadores portugueses e americano (e esposa que escreve dos Estados Unidos da América), têm um diplomata aposentado e sua filha, empregados, idealizadores