Síntese Laranja Mecânica
Em mais um ato criminoso, Alex tenta roubar uma mulher e acaba matando-a , e quando ouve as sirenes da polícia, corre para fugir, onde é surpreendido por seus próprios parceiros, que já estavam descontentes com a sua liderança dos drugues e um deles o ataca com uma garrafa de leite na cabeça, deixando o caído no chão e logo em seguida sendo pego no flagra pelos policiais e levado para a prisão.
Durante a sua pena, Alex é escolhido para fazer uma aplicação chamada de Tratamento Ludovico. Desde então ele passa a ser cuidado por médicos profissionais. Esse tratamento faz com que ele assista cenas violentas (estímulo condicionado) , sem poder desviar o olhar, e nem piscar, e com a aplicação antecipada de alguns medicamentos (estímulo incondicionado) que o faz sentir náuseas (resposta reflexa condicionada). Em um das cenas violentas vistas por Alex, tinha como fundo musical a 9 sinfonia de Beethoven, e a partir desse condicionamento ele passou a não suportar mais quando ouvia a tocar.
Para testar o andamento do tratamento, Alex é levado para um palco, onde é completamente humilhado por um homem, que logo depois o bate e o joga no chão. A vontade natural de Alex seria revidar e não ficar parado. Mas quando sente o desejo de atacar, é tomado por ânsias de vômito. E vale a ressalva de um padre que estava na plateia, dizendo que Alex não teve livre arbítrio.
Toda vez que Alex cometesse alguma forma de violência, ele se sentiria mal, pois as náuseas e enjoos eram muito fortes. Ele estava condicionado a reagir assim. Com isso, o impedia de praticar qualquer atrocidade.