Síntese invasões bárbaras
O filme “As invasões bárbaras” relata a história de um professor , separado que encontra-se internado em um hospital público com câncer. Pode-se observar a troca de nome de pacientes, cômodos superlotados, profissionais desestimulados e com interesses em quem possui mais condições financeiras enfim um caos.
O filho do professor, por contar com status financeiro melhor resolve procurar por um diagnóstico mais preciso das condições de saúde de seu pai, descobrindo que o mesmo encontra-se em estágio terminal e que se for transferido poderá sofrer menos pelo uso de drogas mais fortes que a morfina, porém seu pai recusa sua oferta alegando que prefere estar próximo de seus amigos –mesmo eles não estando presentes ainda até aquele momento, onde pude obervar mais uma vez a falta de relações familiares e de amizade. Os pais quase nada sabem da vida dos filhos e amigos e vice-versa e todos passam a se reencontrar em torno de uma doença para resgate das ligações perdidas e proporção de felicidade nos últimos momentos do doente .
Para se conseguir contato com diretoria ou qualquer profissional para escuta é o maior protocolo. Quando se perde ou se é roubado algo é necessário o acionamento da polícia que também só aparece por vezes em casos de agressão ou estupro como foi relatado pelo próprio funcionário responsável por acolher as fichas, que demonstra o seu desinteresse pela instituição e pelos usuários, alegando ainda que o sindicato protege os funcionários e a polícia os demais...
Este fato revela a fragilidade, desorganização do sistema, desorganização dos recursos humanos além da falta de intersetorialidade.
A priori o filho pensou em abandonar o pai na situação em que o mesmo se encontrava, alegando o mesmo ser cabeça dura por não aceitar mais conforto e a mudança de hospital, porém a mãe que mesmo separada e traída por diversas mulheres pelo ex-marido, resgata o sentimento de seu filho falando que o