SÍNTESE FILOSOFIA - CONVITE A FILOSOFIA - MARILENA CHAUÍ
Katarine de Castro Araujo Silva,
Lorena Rios Barros,
Maiana Sousa de Jesus
Universidade Católica do Salvador
Curso de Direito
Filosofia
Prof. Georgeocohama Duclerc Almeida Archanjo
Síntese histórica
Convite à Filosofia – Marilena Chauí
Salvador, BA
2014
Capítulo II – O nascimento da Filosofia
Sobre a natureza das coisas ao existe nada que possa existir eternamente em todo Universo, pois tudo é passageiro. Até o próprio tempo. E então, noites, dias, estações do ano, tudo que tenha origem do mundo tem um ciclo. Assim como o ser humano, que nasce, cresce, reproduz e morre, mas nesse aspecto de acordo com a autora Marilena Chauí, não morre. Nada morre, porém assume outras formas. Todos os seres têm sua origem noutros seres.
Primeiros filósofos colocavam em pauta diversas questões acerca de mudanças, vida e morte, origem e oposições. Naquela época havia respostas para essas perguntas na religião, nas tradições e nos mitos, mas que já não mais convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo. Buscaram então respostas mais concretas na Filosofia.
Segundo historiadores da Filosofia, a própria possui data e local de nascimento: final do século VII e início do século VI a.C, em colônias gregas da Ásia Menor (numa região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. A Filosofia tem uma relação com a cosmologia, que significa: cosmos = mundo ordenado e organizado e logia = pensamento racional, conhecimento. Sendo assim, a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, donde, cosmologia.
Há apesar de tudo uma situação que vem deixando em dúvida os historiadores da Filosofia: saber se a Filosofia – que é um fato especificamente grego – nasceu por si mesma ou dependeu de contribuições da sabedoria oriental e de civilizações que antecederam a grega. Dentro desse contexto, filósofos como Aristóteles e