Síntese dos elementos históricos do Período Colonial à Republica
Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro – Tarefa 1 – 04/11/2013
Fernando dos Santos Viana – id. 172454
Síntese dos elementos históricos do Período Colonial à Republica
Período Colonial – 1500-1822
O período colonial brasileiro caracteriza-se pela total exploração dos recursos da colônia em benefício da metrópole, Lisboa, e toda a organização das relações BrasilPortugal se destinavam a esse fim. O trabalho escravo e o governo autocrático são características marcantes da época e fenômenos observados também em outras colônias ao redor do mundo. Culmina em 1822 com a emancipação política de um Brasil então mergulhado em crise econômica, financeira, política e social que se estendeu desde a transferência da Coroa Portuguesa, em 1808, até meados do século XIX.
A manutenção dos caprichos da corte e dos milhares súditos que aqui desembarcaram contribuíram enormemente para o empobrecimento do Brasil. Data desse período a fundação do Banco do Brasil, criado por D. Pedro para emitir moeda na tentativa de sanar o déficit financeiro da administração. Aqueles que comprassem ações do banco eram ainda recompensados com títulos de nobreza. Mais uma “herança” de nossos colonizadores.
Império – 1822-1889
Nesse período o Brasil foi governado por dois imperadores, D. Pedro I (18221831) e D. Pedro II (1840-1890) e por regentes entre os anos de 1831 e 1840.
O século XIX é pródigo em revoltas que espocaram por diversas partes do território brasileiro. Dentre as mais importantes estão a Revolução Farroupilha (1835), no sul; a Cabanagem (1835), na província do Pará; a Sabinada (1837), na Bahia e a
Balaiada (1838), na província do Maranhão. Reflexos do descontentamento com o governo imperial/regencial.
Passada a transição colônia-império o país experimenta grande avanço econômico. A partir da segunda metade do século XIX fundam-se indústrias, bancos e estradas de ferro, migrando de um modo de produção escravista para um