síntese do trinitrofenol
Introdução
O radical hidroxila da molécula fenol ( radicais saturados) ativa as posições orto e para de seu núcleo aromático. Deste modo a nitração do fenol com ácido nítrico origina facilmente uma mistura de o-nitrofenol e p-nitrofenol . Quando se usa acido nítrico concentrado a nitração pode se processar com formação do 2,4-dinitrofenol, ácido pícrico com baixo rendimento, além da formação de sub-produtos de oxidação.
Entretanto, ao invés de utilizar ácido nítrico concentrado podemos iniciar o processo com ácido sulfúrico concentrado, obtém-se uma mistura dos ácidos o- e p-fenolssulfônico. A mistura assim obtida tratada com ácido nítrico, nitra as duas posições meta em relação ao grupo sulfônico e finalmente o grupo sulfônico do acido dinitrofenolssulfônico é deslocado pelo terceiro grupo nitro, formando e ácido pícrico.
Objetivo
Obtenção do ácido pícrico através da reação da sulfonação e após nitração do fenol.
Procedimento
Inicialmente pesou-se em um balão de fundo chato de 250 ml 4,346g de fenol, e adicionou-se 5 ml de ácido sulfúrico. Agitou-se a mistura e colocou-se em banho maria por 35 minutos para completar a sulfonação.
Após o tempo passado, resfriou-se a mistura em banho de gelo. Levo-se a mistura na capela e adicionou-se 15 ml de ácido nítrico concentrado. Após um tempo ocorreu uma reação com liberação de fumos vermelhos.
A mistura foi colocada em banho-maria durante 40 minutos para completar a nitração e aumentar o rendimento. Em seguida foi esperado um tempo para o balão esfriar, e adicionou-se 50 mL de água gelada.
A mistura foi resfriada em banho de gelo. Formou-se um precipitado no fundo do balão que foi filtrado em funil de Gooch. Pesou-se o papel de filtro com o ácido onde calculo-se o rendimento.
Resultados e discussões:
Para calcular o rendimento, primeiro obteve-se o número de mols da matéria-prima que é proporcial ao produto, e através do numero de mols calculou-se a