Síntese do texto “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas.
874 palavras
4 páginas
Síntese do texto “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Há dois momentos em que a universidade recorre à escola, um deles é quando os alunos da graduação estão na fase de estagiar e o outro quando há a necessidade da realização de uma pesquisa sobre a escola, a sala de aula ou a prática pedagógica do professor. Quanto a este último à escola tem se mostrado bastante resistente a cooperar. Tal atitude não colaborativa da escola com a universidade advém de alguns fatores, dentre eles o fato de não deixar claro que tais pesquisas contempladas podem promover o desenvolvimento dos professores e de suas práticas pedagógicas e o fato desses pesquisadores não retornarem as escolas para compartilhar os resultados de suas pesquisas com os profissionais que os auxiliaram. Agindo assim a universidade toma para si a postura de detentora do saber e que, portanto, cabe a ela a transmissão desse saber aos profissionais da escola, aqueles que estão em “deficiência”, o resultado de tal postura é o aumento da distância entre esses dois profissionais.
Para haver uma mudança de postura do professor em relação à pesquisa é imprescindível que todos os envolvidos com a prática pedagógica nas escolas tenham a perspectiva de que as linhas de pesquisa em geral irão promover o seu desenvolvimento profissional e o desenvolvimento da escola. A prática da pesquisa educacional desenvolvida por esses professores deve ser realizada com autonomia, isto é, a relação do professor com o pesquisador deve ser produzida de modo independente, o professor deve ser capaz de adquirir instrumentos e desenvolver a prática da reflexão e o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria de seu trabalho pedagógico em sala de aula. Trata-se do paradigma sócio interacionista e interpretativista, segundo Schwandt (1998, p.222) da pesquisa em educação, tanto o