Síntese do texto “A mídia no Vale do Itajaí” de Mario Luiz Fernandes
Realidade Regional em Comunicação
Síntese do texto “A mídia no Vale do Itajaí” de Mario Luiz Fernandes
1. Bumenau
Em Blumenau, no século XX nasce a mídia eletrônica. No estado, Blumenau foi a cidade pioneira na imprensa escrita moderna catarinense, sendo dessa cidade o primeiro jornal off-set de Santa Catarina, o Jornal de Santa Catarina.
Ao contrário da mídia eletrônica, a mídia impressa chegou tarde no Vale do Itajaí. Considerado o primeiro jornal da colônia fundada por Hermann Blumenau, o Kolonie Zeitung foi lançado em Joinville no ano de 1862, cinquenta anos depois do lançamento do primeiro jornal da província, o Catharinense.
O primeiro jornal de Blumenau e do Vale foi Blumenauer Zeitung. Fundado em blumenal, porém ilustrado em Porto Alegre e Rio de Janeiro. O jornal circulou semanalmente nas principais cidades catarinenses até dezembro de 1938, redigido em alemão, onde Antônio Härte era o redator e Hermann Baumgarten o editor.
Em 1883 nasce o Immigrant, segundo jornal de Blumenau que deriva de um embate político. Depois da enchente de 1880 o governo imperial contrata uma comissão de engenheiros, liderado por Dr. Antunes, para fazer o levantamento dos prejuízos e operar na reconstrução da colônia. Essa comissão cometeu atos de corrupção, gerando uma reação do Blumenauer Zeitung. Os simpatizantes do Antunes criaram o Immigrant e o confronto dos dois jornais atingiu a esfera do poder público.
Os dois jornais tiveram um novo embate após a Proclamação da República, sendo o Immigrant, a favor do novo regime e o Blumenauer ligado ao Partido Conservador. Por isso o Immigrant perdeu vários aliados, sem apoio jornal fechou as portas em 1891. Em março de 1893 o jornal Immigrant foi sucedido por uma segunda versão defendendo novamente a causa federalista. Porém os blumenauenses tinham como porta-voz o Blumenauer, e outra vez o Immigrant fecha as portas e é comprado pelo pastor Faulhaber. A Conferência Pastoral