Síntese do texto: as cinco dificuldades para escrever a verdade social
(Síntese)
O autor é defensor da verdade a qualquer custo, não importe que para isso você tenha que desagradar aos que tudo possuem e renunciar aquilo que se tanto deseja. Para existir a verdade é necessário que exista a mentira e seus propagadores, podemos dizer então que falar a verdade é como o fato da caverna, você acredita na mentira, vive a mentira e ao conhecer a verdade o que também o autor deixa ressaltado que é necessária a inteligência para tal artifício, você sai da caverna.
Nem todos estão preparados para conhecer a verdade social, pois tudo que fazemos, temos que justificar, explicar e demonstrar, porém fazemos quando a de nos convier com que estamos querendo para aquele determinado momento, para falar a verdade é preciso conhecê-la bem, ter coragem e saber se está na hora adequada para usá-la e para quais pessoas são necessário. Concordamos com a idéia do autor em dizer que para falar a verdade é necessário conhecimento e coragem, porém nem todos estão preparados, nem para falar e nem para ouvir.
*Como Sabemos se as pessoas estão preparadas verdadeiramente para receber a verdade? Como dar a noticia de que aquilo que pensam não é a "Pura verdade"? Porque aceitar a verdade é tão difícil?
Resposta: Sabemos que a sociedade vive hoje, com muita pouca verdade, falta de estrutura, e outras coisas que talvez influencie a falta da verdade. Algumas pessoas mentem por medo, por egoísmo e até mesmo por "pilantragem". Agora como saber se as pessoas estão preparadas para receber a verdade, a verdade necessita ser compreendida então, para que esta pessoa entenda a verdade, creio que primeiramente ela tenha que entender a mentira. Porque, não existe mentira sem verdade e nem verdade sem mentira... Então e necessário conhecimento "é necessário que saiam da caverna para conhecer a verdade". As vezes somos enganados e passamos a acreditar que aquilo que nos foi contado é a "pura verdade" enquanto não é, não