Síntese do progestão
Alunos (as)- Ana Mércia, Érica, Jéssica, Maritel e Michelli.
O Domínio Espanhol e o Brasil Holandês
Saúde, 25 de maio de 2010
A União Ibérica
Com a morte do rei de Portugal, D. Sebastião, em 1578 em Marrocos, começou um período bastante conturbado para os portugueses. D. Sebastião não tinha herdeiros e quem assumiu o trono foi seu tio D. Henrique, na obra de Andrea Gomes Salgueiro diz que ele morreu devido à idade, porém, na de Gislane e Reinaldo cita que o mesmo foi morto dois anos depois.
O rei da Espanha, Felipe II, não perdeu tempo e logo invadiu Portugal, realizando o antigo sonho dos espanhóis de conquistar aquele território. Na obra de Andrea Gomes diz que foi Felipe I que invadiu Portugal.
Com a União Ibérica, tradicionais adversários da Espanha tornaram-se inimigos de Portugal. Os holandeses, por exemplo, mantinham relações mais que amistosas com os portugueses.
A relação entre espanhóis e holandeses era marcada por desavenças e em 1621 o governo da União Ibérica fechou seus portos e os de suas colônias para os navios holandeses, desagradando aos comerciantes flamengos que decidiram ocupar o nordeste da colônia portuguesa.
Holandeses no nordeste
A primeira tentativa holandesa de ocupação do Brasil deu-se na Bahia, entre 1624 e 1625. Expulsos da Bahia voltaram sua atenção para Pernambuco, a capitania que mais produzia açúcar na época. Esses fatos são encontrados tanto nos livros de Nelson e Claudio quanto nos livros de Gislane e Reinaldo, mas Nelson e Claudio ainda comentam que para conquistar Pernambuco, os holandeses contaram com a ajuda de um grande conhecedor de região, Domingos Fernandes Calabar, que se aliou a eles.
A invasão teve início em fevereiro de 1630 quando soldados holandeses ocuparam Recife e Olinda. Matias de Albuquerque, governador de Pernambuco não conseguiu vencer os holandeses e em 1635, retirou-se para a Bahia, assim afirmam os autores Gislane e Reinaldo e Andrea Gomes, mas Gislane e