Síntese do livro as mil e uma noites
Xazaman ficou comovido com o convite e decidiu ir até a cidade de xariar. Assim, nomeou um conselho para cuidar de tudo durante sua ausência. Desejando abraçar sua esposa mais uma vez antes da partida, foi até os aposentos da rainha; ela, que não esperava revê-lo tão cedo tinha introduzido no quarto um de seus criados. Xazaman quando chegou sem fazer ruído para fazer uma surpresa à sua esposa, por quem se julgava muito amado, avistou em seu quarto um outro homem! Xazaman ficou furioso, e sem mencionar uma palavra, pegou seu sabre e deu aos dois o sono da morte. Enfurecido, partiu imediatamente ao encontro de seu irmão.
Xariar e Xazaman ficaram muito felizes quando se encontraram, pois fazia muitos anos que eles não se viam. Eles trocaram muitas idéias e entraram na cidade em direção ao palácio feliz da vida. Celebraram esse reencontro com um jantar que durou até altas horas da noite. Depois foram descansar. Xazaman tinha passado momentos de alegria ao lado do irmão, mas não conseguia esquecer a infidelidade da esposa. Sua tristeza era tão grande que seu irmão começou a notar e pensou que o irmão poderia estar com saudades de seu reino e de sua esposa.
Xariar sempre ficava maravilhado com as histórias de Xerazad. Ela por sua vez, sempre deixava o final das histórias para o dia seguinte, onde seu marido ficava sempre esperando pelo final da história. E assim, Xerazad