Ergonomia
A ergonomia é um ramo da ciência econômica que se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial. Trata da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalização, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitária de ver o mundo da empresa e as relações que nele se estabelecem.
O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.
As alterações ergonômicas no trabalho, além de proporcionar ao operário conforto e segurança, beneficiam a empresa com um aumento de produtividade com qualidade.
Tais fatores tornam a ergonomia de fundamental importância tanto para o operário como para a empresa.
Desta forma deve ser utilizada visando obter o maior proveito possível de ambas as partes.
A ergonomia pode ser classificada de acordo com o momento em que é utilizada.
A Ergonomia de