Síntese do filme o último Samurai
- O último Samurai
Nathan Algren, um ex-capitão de uma guerra civil Americana, é convidado por seu ex-comandante (que Nathan odeia por sinal) a ajudar a treinar um exército Japonês recém criado, para lutar contra um lendário Samurai. Katsumoto. Lá, Nathan conhece um "escritor" chamado Simon, que ajuda ele e a seu ex-comandante a se portar na frente do imperador. Após o começo do treino, Coronel Bagley (ex-comandante de Nathan) recebe a informação de que Katsumoto atacou uma ferrovia, e que eles não podem mais esperar, terão de mandar o exército que tem para confrontar o Samurai. Nathan não só percebe, como prova ao Coronel Bagley que aquele exército não esta pronto para lutar e não podem vencer mesmo com armas de fogo. Porém, Bagley insiste em leva-los para batalha, e assim é feito.
O exército é confrontado pelos samurais em meio a uma floresta, vendo seus homens sendo massacrados, Bagley foge da batalha. Ao contrário de seu comandante, Nathan continua a lutar, até ser rendido pelo líder dos samurais (Katsumoto), quando mata um de seus braços direitos, um soldado de armadura vermelha. Katsumoto fica impressionado com a bravura do adversário, que lhe poupa a vida, porém, o leva como prisioneiro.
Nathan fica prisioneiro em um pequeno vilarejo em cima das montanhas, e como o inverno vêm chegando, ele se vê obrigado a permanecer ali sem tentativa de escapar. Nathan passa sua estadia na casa da irmã viúva de Katsumoto, pois aquele soldado que Nathan havia matado em combate não era apenas o braço direito de Katsumoto, era seu cunhado. A mulher ( Taka ) fica apreensiva no começo com aquele homem dentro da casa