Café
Foi criado e desenvolvido na Itália desde o início do século XX, mas até a década de 1940 era preparada sob pressão de vapor. Sua invenção é atribuída ao milanês Luigi Bezzera em 1901,1mas o termo "espresso" (expresso) surgiu por volta de 1946 com a comercialização das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização deste processo de extração do café.
Torrado e encorpado existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o Café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie tem um grande número de variedades e linhagens.
CURIOSIDADES
Essa bebida rica em cafeína – um estimulante natural carregado de energia – ao que tudo indica surgiu na Etiópia no ano 1.000 d.C. No início o café era usado apenas para alimentar rebanhos para que eles suportassem longas viagens, provando seu efeito estimulante desde os primórdios.
Há uma lenda que ronda a história da origem da bebida mais famosa do mundo que diz o seguinte: há muito tempo um pastor da Abssínia (atual Etiópia) observou que seu rebanho ficava mais alegre e disposto quando ingeria certa planta de tom amarelo-avermelhado. Ele levou essa planta até um monge que decidiu testar uma infusão dos frutos e ao ingerir a mistura chegou à conclusão de que aquilo o ajudava a ficar acordado por um período maior durante suas meditações. Desde então o café passou a ser utilizado como alimento cru e estimulante. O café como conhecemos hoje levou tempo até que alcançasse os demais territórios do mundo.
Se a lenda é verídica ou não, ninguém sabe dizer. O que se pode afirmar com precisão é que o grão começou a ser cultivado inicialmente em monastérios islâmicos no Yêmen, Península Arábica. Depois disso o café viajou até o Império Otomano, em Constantinopla.
O café como consumimos hoje, torrado, surgiu apenas no século XVI. Mas apenas depois de ter chegado à Europa levada pelos holandeses é que o café se aproximou do jeitinho bem brasileiro, coado e adoçado.