Síntese do filme os micróbiose o homem
1009 palavras
5 páginas
Síntese do filme Os micróbios e o homem
Filme: Os micróbios e o homem
Em 1846 o hospital geral de Viena funcionava como a maior maternidade da Europa e também como a maior faculdade de medicina do mundo. Funcionava como uma instituição de caridade, porém as mulheres atendidas gratuitamente tinham que se submeter a serem objetos de estudos dos estudantes que ali se formavam.
A faculdade passou a usar métodos de dissecção para entender os processos ocorridos internamente no corpo no decorrer de doenças, porque acreditavam que as alterações ocorridas morfologicamente poderiam ser significativas na compreensão da doença em si, acreditavam que o processo geral da doença poderia trazer grandes avanços para a medicina.
O tratamento de doenças era analisado através do conjunto de sintomas que o paciente apresentava e como o forte era o departamento de obstetrícia da faculdade a Febre Puerperal passou a ser um grande problema, pois o número de pacientes afetadas passou a ser cada vez maior e levar cada vez mais pacientes a óbito. Na época 09 em 10 pacientes do hospital apresentavam choque ou septicemia após procedimentos e vinham a óbito.
A Febre Puerperal não tinha origem conhecida e afetava cada vez mais pacientes. O tratamento era realizado com ventosas, realização de sangrias e as pacientes eram amarradas para controlar o delírio trazido pela febre alta, uma em cada três mães e bebês morriam após alguns dias do parto.
O médico Semmelweis chegou ao hospital e logo passou a mostrar-se indignado com a situação daquelas mulheres e passou a investigar oque originava aquela situação. Na época o diretor da instituição Professor Klein acreditava que a febre tinha origem dos ares poluídos (Miasma) ou que o acumulo de leite poderia provocar peritonite e generalizar infecções nessas mulheres, porém Semmelweis mostrou-lhes casos que aconteceram em mulheres não grávidas dentro e fora da instituição. Semmelweis observou que na ala da maternidade onde as