Síntese do artigo SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA
DISCENTE: RÚBEN FÉLIX DA SILVA
SÍNTESE DO TEXTO “SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA”
Caruaru- PE 01 de julho de 2014
Introdução
Em um laboratório de química existem diversas medidas de prevenção que devem ser tomadas para garantir a segurança dos profissionais e do próprio laboratório e é de suma importância que os profissionais tenham conhecimento dos reagentes químicos com os quais estão trabalhando, dos métodos de manipulação, de como utilizar corretamente os aparelhos presentes e, em caso de acidentes, saber os procedimentos que devem seguir.
Para trabalhar de forma segura em um laboratório, diversos pontos devem ser observados: instalações corretas, manutenção constante, número necessário de equipamentos de segurança e treinamento frequente para situações tanto simples quanto em casos de emergência. É importante lembrar que nem todos os acidentes em laboratório são causados por reagentes químicos, mas também devido à eletricidade, equipamentos pontiagudos, gases, entre outros. São necessários também cartazes indicando os perigos existentes. Também é importante descartar os materiais e reagentes de forma correta e segura.
Também é recomendado que o laboratório tenha manuais de instrução de segurança e regras específicas.
Regras gerais de segurança em laboratório
1. Ao manusear um reagente pela primeira vez, pesquisar sobre a toxicidade e outros riscos que ele pode causar.
2. Utilizar a cabine de segurança química sempre que trabalhar com produtos voláteis, substâncias desconhecidas ou quando existe a possibilidade de formação de fumaça.
3. Quando não for possível usar a cabine de segurança química, utilizar máscara de proteção respiratória, e essas máscaras devem conter filtro adequado a cada tipo de risco.
4. Sempre portar equipamentos de proteção individual e prestar atenção em que tipo de luva usar dependendo da substância.
5. Usar o jaleco durante