Países da G8
TRABALHO
DE
GEOGRAFIA
Tema: Países da G8 – (Itália)
Aluno: Felipe Arruda de Souza, 10
Aluno: Pedro Henrique Soares Alves, 24
Professor: Eder - sala 15 – 8ª B
SÃO PAULO
2014
INDICE
INTRODUÇÃO
Este trabalho traz informações sobre O GRUPO G8 – nosso grupo escolheu o país: ITÁLIA.
A Itália é um país europeu, localizado no sul do continente, ocupando a quase totalidade da península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital da Itália é Roma, que é também a maior cidade do país.
A fundação do moderno Estado italiano data da Unificação, completada em 1870.
A economia italiana é altamente diversificada, possuindo um rendimento total e per-capita mais ou menos igual ao da França ou do Reino Unido. Esta economia capitalista permanece dividida entre um norte altamente industrializado e desenvolvido, dominado por empresas privadas; e um sul dependente da agricultura, e menos desenvolvido, com uma taxa de desemprego de 20%. Por comparação com os vizinhos da Europa Ocidental, tem um grande número de pequenas e médias empresas. A maior parte das matérias-primas necessárias à indústria e mais de 75% da energia são importadas.
PAÍSES DA G8 – (ITÁLIA)
ECONOMIA
A Itália tem uma economia industrial diversificada e dividida. O norte do país é desenvolvido e industrializado, dominado por empresas privadas, e onde está localizado o centro financeiro do país, a cidade de Milão. Já o sul é menos desenvolvido, agrícola, dependente de subsídios públicos e com elevado desemprego.
Até a Segunda Guerra Mundial, a economia da Itália era baseada primariamente na agricultura. Porém, após o fim da guerra, esta passou por grandes mudanças, que tornaram um país primariamente industrial. O país foi um dos membros fundadores da Comunidade Européia do Carvão e do Aço e da Comunidade Econômica Européia, que são os antecessores da atual União Européia - criada em 1993. Atualmente, o país possui a