Síntese do alumen através de materiais alternativos
São cristais transparentes ou pó branco cristalino, inodoro, de sabor adocicado e adstringente, levemente eflorescente ao ar.
A produção industrial do alúmen de potássio, KAl(SO4)2.12H2O, o mais antigo composto de alumínio utilizado pelo homem, vem diminuindo nos últimos anos e os métodos de produção possuem interesse quase exclusivamente histórico. Atualmente, o alúmen é produzido somente a partir do hidróxido de alumínio proveniente do Processo Bayer e ainda é utilizado na indústria do couro, como um mordente, na indústria farmacêutica e de cosméticos e como agente de coagulação do látex. A aplicação industrial mais importante do alúmen de potássio, hoje, é como um aditivo na produção de cimento marmoreado e de gesso (IBIDEM apud CONSTANTINO, 2002).
A rota comercial mais importante para a purificação da bauxita é o Processo Bayer (Figura 1), desenvolvido pelo alemão Karl Joseph Bayer em 1888, que é utilizado para a manufatura de hidróxido e de óxido de alumínio (CONSTANTINO, 2002). A aplicação industrial mais importante do alúmen de potássio, hoje, é como um aditivo na produção de cimento marmoreado e de gesso (IBIDEM apud CONSTANTINO, 2002). É comumente usado em purificação de água, curtimento de couro, têxteis a prova de fogo, e produção de pão. Tem aplicação em fotografia como endurecedor da gelatina e emulsões. Tem também usos em cosméticos como desodorante e no tratamento pós-barba.
Alúmen encontra aplicação como um mordente, na preparação de lacas para aderir papel feito a mão (não industrial) e na clarificação de líquidos turvos (como agente floculante).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1- Pesar 1 g de alumínio metálico. Para isso triture em pequenos pedaços o fundo de uma latinha de