Síntese de senso comum e ciência
Antes de mais nada é necessário acabar com o mito de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor que as outras. Devemos entender que as ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos.
A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum. Só podemos ensinar e aprender partindo do senso comum de que o aprendiz dispõe. A aprendizagem consiste na manutenção e modificação de capacidades ou habilidades já possuídas.
A expressão “senso comum” foi criada por pessoas que se julgam acima do senso comum, como uma forma de se diferenciarem de outras que, segundo seu critério, são intelectualmente inferiores. Prefiro não definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum é aquilo que não é ciência. A ciência é uma metamorfose do senso comum. Sem ele, ela não pode existir. A ciência não acredita em magia, mas o senso comum se agarra a ela, isso parece nos levar à conclusão de que o pensamento mágico e o pensamento cientifico moram em mundos muitos distantes. Ser bom em ciências, como ser bom no senso comum, não é saber soluções e respostas já dadas, mas sim ser capaz de inventar soluções. Ex: dê um peixe a um homem faminto, quando ele acabar e a fome voltar, ele retornará para pedir mais, então ensine o homem a pescar e ele nunca mais voltará. O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e