Síntese de Proteínas e DNA
Síntese de Proteínas e DNABiologia – Prof.ª Marina
2º ano
Matheus Willian Furtado - nº 23
Vanessa Godoy Vieira - nº 26
Victória Caricatti de Andrade - nº 27
Ivan Carlos Palma Clementino - nº 36
1º Bimestre
Itu, 29 de Fevereiro de 2012.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 03
A SÍNTESE DE PROTEÍNAS 04
DNA 06
CONCLUSÃO 08
BIBLIOGRAFIA 09
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema a síntese proteica e o DNA. A partir disso criaremos uma pesquisa com informações sobre tais itens, bem como prepararemos uma representação de ambos em forma de maquete e desenho.
03
A SÍNTESE DE PROTEÍNAS
A Tradução ou Síntese Proteica ocorre no citoplasma com a participação de RNA e de aminoácidos, mas não se limita a eles. As reações químicas celulares são catalisadas por enzimas específicas que são moléculas de proteínas com função catalisadora. A síntese de proteínas é controlada pelo RNA que por sua vez é sintetizado a partir do DNA. Existe, portanto, uma ligação indireta entre o DNA e as proteínas.
O DNA está no núcleo e a proteína é sintetizada no citoplasma, o agente intermediário é o RNA. Várias experiências demonstraram que o DNA contém um código genético que é transcrito para o RNA. Este, através de um processo de tradução, reconhece os componentes da proteína, que são os aminoácidos.
Na síntese de proteínas, a primeira coisa que acontece é um processo de seleção de aminoácidos realizado por enzimas ativadoras, resultando compostos denominados aminoacil-adenilatos.