Síntese das Tendências Pedagógicas
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PEDREIRAS (CESPE)
CURSO DE LETRAS - Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas
DISCIPLINA: DIDÁTICA
PROF. ESP.: EtâniaACADÊMICO: Paulo Vinício C. Carvalho
DIDÁTICA
Pedreiras 2011
SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Entende-se Tendências Pedagógicas, como o conjunto de intenções, normas e procedimentos direcionados às práticas de ensino no âmbito escolar. Estão divididas em duas classificações distintas entre si. São elas: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. Ambas possuem subdivisões.
Pedagogia Liberal
- tradicional
- renovada progressista
- renovada não-diretiva
- tecnicista
Pedagogia Progressista
- libertadora
- libertária
- crítico-social dos conteúdos
Pedagogia Liberal
Tendência liberal tradicional - Nessa tendência, o elemento principal das salas de aula é a própria disciplina, e o professor adquire o papel central no processo de ensino-aprendizagem, que possui a tarefa de transmitir o conteúdo como verdade absoluta, sem brechas para os questionamentos do alunato. As individualidades do aluno não são levadas em consideração, já que toda a prática escolar (por ser voltada única e exclusivamente para a “intelectualização” do corpo discente) não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno.
Tendência liberal renovada progressista - Essa é uma tendência que surge em contraposição à tendência tradicional. Se na tendência anterior, o aluno era visto como um mero coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem, nessa nova intenção disciplinar, o aluno passa a assumir a posição central, adquirindo uma importância que é evidenciada na metodologia que se baseia na máxima “aprender a aprender”. As necessidades individuais são levadas em consideração, com a finalidade de adequar o aluno ao meio social.
Tendência liberal renovada não-diretiva - Saem os conteúdos, as avaliações escolares, a ênfase nas aulas expositivas, entra a realização pessoal do aluno. Os