Síndrome da queda de postura
Esta síndrome também é denominada EDS-76 que se refere à denominação em inglês “egg droppinga syndrome” e 76 refere-se ao ano em que foi identificada, 1976
O agente causador da EDS-76 é um adenovírus do grupo III (ADV III) da família
Adenoviridae, gênero Aviadenovírus. Este se diferencia dos adenovirus clássico das aves por não aglutinar eritrócitos de mamíferos mas aglutina hemácias de aves.
O vírus cresce bem em ovos embrionados de patos, em cultivo de célula de embriões de patos e gansos e em cultivo de células de fígado e rim de embriões de galinha. Quando o vírus é inoculado em ovos embrionados de patos, obtém – se títulos elevados, o mesmo não ocorre quando se utiliza ovos embrionados de perus. O vírus não cresce em ovos embrionados de galinhas e nem em células de linhagem de mamíferos.
O vírus da EDS-76 ocorre naturalmente em patos e gansos sem causar doença clinica quando a infecção ocorre em galinha durante o período de produção observa-se queda de postura. Codornas podem ser infectadas e apresentar queda de postura.
Existem evidencias de que o vírus da EDS – 76 foi introduzido em galinhas criadas comercialmente através do uso de vacinas contra a doença de Marek produzidas em fibroblastos de embriões de patos. As aves infectadas desenvolvem viremia e o vírus é encontrado no tubo digestivo, trato respiratório, timo, baço, fígado e oviduto.
O vírus é transmitido naturalmente por via vertical e por via horizontal, a contaminação horizontal ocorre principalmente devido ao contato com material fecal contaminado. Todas as Linhagens de galinhas são susceptíveis à infecção, sendo que a gravidade de um surto pode variar conforme a taxa de transmissão vertical e horizontal, idade de ocorrência e tipo de criação. No caso de infecção horizontal, o vírus multiplica-se