Sílaba
Licenciatura em Educação Básica
Introdução à Linguística Portuguesa
Ano Académico 2011/2012
1º Ano 2º Semestre
“Descrição d’A SÍLABA em Português Europeu”
Docente: Inês Ribeiros
Discentes: Inês Isabel Borges Miguel, nº 911 Ana Rita Barrelas, nº311
Marisa Albuquerque, nº1811
Joana Raquel Chaves Silva, nº23211
Odivelas, abril de 2012
Índice
1. Introdução
2. Contextualização - Fonética e Fonologia 3.1. Consciência Fonológica – O que é?
3. O lugar da Sílaba no conhecimento fonológico.
3.1. Sílaba – Algumas Definições
3.2. Descrição da Estrutura Interna d’A Sílaba em Português Europeu
4. Conclusão 5. Referências Bibliográficas
1. Introdução
Este trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular de Introdução à Linguística Portuguesa e traduz-se num estudo sobre a descrição completa d’A SÍLABA em Português Europeu, baseado numa pesquisa bibliográfica.
Num primeiro momento será feita uma contextualização do tema remetendo para a importância da consciência fonológica. Posteriormente será feita uma breve síntese sobre o lugar da Sílaba no conhecimento fonológico e serão apresentadas algumas definições de sílaba, os seus constituintes e princípios que a regem. Já no final serão referidos os fatores que podem interferir na segmentação silábica.
Em suma o presente trabalho tem como principais objetivos compreender e analisar a Sílaba no Português Europeu, descrevendo e analisando as etapas da evolução da mesma, reconhecendo a sua importância.
2. Contextualização – Fonética e Fonologia
Como todas as outras línguas, a Língua Portuguesa sofreu e ainda hoje continua a sofrer mudanças ao longo do tempo. Estas mudanças ocorrem em simultâneo com as transformações das conceções de vida da sociedade e variam também no espaço e no tempo, razão pelo qual o Português é a língua oficial de diversos países (Portugal, Brasil,