Teoria macroeconômica: evolução e situação atual
1307 palavras
6 páginas
Teoria Macroeconômica: Evolução e Situação Atual O campo da Macroeconomia, pela sua importância, atinge proporções acadêmicas significativas dadas a sua intensa e variada produção científica capitaneada pelas universidades norte-americanas. Este imenso desenvolvimento faz com que tenhamos a impressão de que existe pouco consenso na área ou de que basta uma teoria ser estabelecida para que logo surja outra que derrube as suas conclusões ou introduza novos enfoques sobre o tema. No entanto, isto não deve fazer com que você perca a confiança nos ensinamentos da economia, segundo uma ou outra corrente. Você perceberá que é sempre possível demostrarmos, e nos conduzem a vários consensos. Cada vez mais a Macroeconomia se aproxima da Microeconomia, procurando avaliar como decisões individuais (famílias, organizações, agente do governo, exportadores e importadores) se comportam nos mercados. Nesse sentido, é importante começarmos pela nossa experiência pessoal para julgarmos algumas das assertivas macroeconômicas mais modernas, a partir de conceitos microeconômicos. É o caso, por exemplo, de você buscar saber se pouparia mais ou menos diante de taxas de juros maiores do que as que você poderia receber pelo dinheiro emprestado ao banco. Por um lado, sendo as taxas de juros atrativas, há um incentivo maior para poupar. Por outro, sendo os juros maiores, facilmente poderemos enfrentar compromisso financeiros no futuro, a partir de uma pequena poupança hoje.
Os Clássicos e o Pleno emprego O avanço da microeconomia se deu pela crença do liberalismo econômico de que o mercado sem intervenção do Estado levaria ao pleno emprego. Taxas naturais de desemprego. A crença da “mão invisível”, “flexibilidade de preços e salários”, a “Lei de Say”. O pleno emprego estaria garantido.
Características dos mercados na microeconomia A determinação de preços e quantidades na teoria microeconômica preserva as características