Série de estudos bíblicos
PROPOSTA DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS BÍBLICOS
Neste capítulo esboçaremos uma proposta de série de estudos bíblicos. Esta proposta de série seguirá os moldes já mencionados nos capítulos anteriores. A proposta de série de estudos bíblicos que veremos abaixo está composta por vinte e sete estudos bíblicos, dos quais, seis relacionados a temas de conversão, treze são de caráter doutrinário e sete com temas que tratam de estilo de vida cristão. Cada estudo terá em média o uso de dezessete textos bíblicos. Vejamos os estudos abaixo.
Estudos Bíblicos Sobre Temas de Conversão
O Livro da Salvação
a) Introdução:
A palavra Bíblia vem do grego, biblios que significa biblioteca. Esse ponto nos leva a entender que a Bíblia é um livro formado de vários outros livros. Em realidade, ela têm 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Um ponto a se destacar é que muitos dos autores bíblicos não se conheceram, muitos dos livros foram escritos por pessoas diferentes, com culturas diferentes e em locais diferentes, exemplo disto é Amós, cuja a atividade era a de um boiadeiro (Amós 7:15), já Paulo, era letrado, cidadão romano (Atos 22:27) bem diferente de Amós. Mas, mesmo com todos essas nuances não há contradições em toda a Palavra de Deus. Para entendermos esses e outros aspectos vamos ver o que a própria Bíblia tem a nos dizer.
b) Desenvolvimento do estudo:
1. A Bíblia é de autoria humana? (IIPedro 1:21). Não. A despeito de ter sido homens que escreveram a Bíblia, ela não reflete a idéia humana.
2. Que diz o Antigo Testamento sobre os homens que escreveram a Bíblia? (IISamuel 23:2; Ezequiel 2:2; 11:5, 24; Miquéias 3:8). Deus é quem usava os homens para que eles, usando sua cultura e educação transmitissem a vontade de Deus para o homem.
3. Que diz o Novo Testamento sobre os homens que escreveram a Bíblia? (Marcos 12:36; Atos 28:25). O Novo Testamento não apenas corrobora aquilo que o Antigo Testamento diz, mas mostra que a Bíblia