São Paulo
Divisão Territorial
A grande São Paulo nos anos de 1940 a 1950 eram apenas 17 municípios, entre eles 11 já instalados como Santana de Parnaíba, Cotia, Itapecerica da Serra, São Paulo, Mariporã, Guarulhos, Santa Isabel, Santo André, Mogi das Cruzes, Guarema e Salesópolis. E 6 que foram criados depois - Franco da Rocha, Baurueri, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Poá e Susano.
Dez anos depois foram feitos mais 13 cidades: Pirapora do Bom Jesus, Cajamar, Caieiras, Itaperi, Osasco, Taboão da Serra, Embu, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Arujá.
Em 1976 estabeleceram na região da grande São Paulo mais 7 municípios: Jequitiba, Embu Guaçu, Jandira, Francisco Morato, Rio Grande da Serra, Biritiba-Mirim e Carapicuíba.
Atualmente foram desenvolvidos mais 2 municípios Vargem Grande Paulista e São Lourenço da Serra na região sudoeste.
Agropecuária
A região de Caieiras, Guarema, Juquitiba são terras com declives acima de 40%, prestando-se ao reflorestamento e com a limitação para pastagem. Terras com declives de 12% a 20% são usadas para culturas anuais, as mais apropriadas na pastagem ficam na região leste.
Em 1973 a produção de batata inglesa era grande em Mogi das Cruzes, São Paulo e Mariporã. Na região de Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras se ressalta a produção de mandioca, milho (que em cidades como Biritiba Mirim e Salesópolis chega a +3500 Kg/ha), e outros como abacate, caju e abacaxi.
A produtividade agrícola de batata inglesa nesse ano na região central foi de 12000 – 13500 Kg/há. O menos índice foi das cidades do norte e do centro-sul como por exemplo Santo André que chegou a 6000 – 7500 Kg/ha.
O tomate é pouco encontrado na região de São Paulo, chegando apenas a 20000, enquanto no sul, em cidades como Itapecerica da Serra e Embu Graçu chega a 40000 – 50000 Kg/há
Na região sudoeste concentra-se bovinos, suínos e aves. Há também um forte criadouro de aves na região nordeste.
As