São Paulo uma Sociedade Global
Disciplina: Geografia
Prof. Flavio
São Paulo
2012
Aluno:
Isabella Alves – nº23
“São Paulo, uma cidade global”.
_______________________
São Paulo
2012
“São Paulo, uma cidade global”.
São Paulo está entre as metrópoles mais importantes do mundo, como Nova Iorque, Tóquio, Londres, Paris, Berlim e Hong Kong, que são pontos privilegiados de conexão de seus países com o restante do mundo.
Está entre as classificadas como “cidades mundiais”, apresentando sofisticadas redes de telecomunicações e de transportes, que permitem contato rápido com o mundo inteiro.
São Paulo integra a Região Metropolitana, que inclui outros importantes municípios, como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Osasco e Guarulhos. Hoje a região passa por um gigantesco processo de conurbação com as regiões de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos, formando uma mancha contínua de urbanização.
Oferece o mais diversificado número de serviços públicos e privados, sendo também um dos principais mercados consumidores do Brasil.
É priorizado com diversificados e sofisticados serviços urbanos, como excelentes hospitais, escolas e shoppings centers (como por exemplo, nos bairros nobres Jardins e Morumbi).
É marcante, a separação das classes abastadas dos problemas urbanos, como a pobreza e a violência. Sendo assim, é comum encontrar condomínios fechados localizados em municípios periféricos dessa região, como por exemplo, em Alphaville, onde há vários com um sofisticado aparato de segurança, que controla a entrada e saída de pessoas e seus moradores acabam ficando alienados da realidade o país. Enquanto isso, o processo que dá origem a essa nova cidade exige que pobres e favelas sejam removidos para aumentar os lucros com os empreendimentos imobiliários. Ao lado de prédios vazios,