São josé
SOCIEDADE E ESTRUTURA SOCIAL
8.1) ESTRUTURA SOCIAL – É A FORMA COMO A SOCIEDADE SE ORGANIZA ATRAVÉS DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE OS SEUS MEMBROS (INDIVÍDUOS, GRUPOS, INSTITUIÇÕES), QUE ASSUMEM PAPÉIS BEM DEFINIDOS, TORNANDO AS AÇÕES PREVISÍVEIS E COM ISSO POSSIBILITANDO A CONVIVÊNCIA HARMÔNICA DENTRO DO GRUPO. QUANDO ESSAS RELAÇOES SE TORNAM RELATIVAMENTE DURADOURAS TEMOS A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA SOCIAL QUE É A BASE DA SOCIEDADE, OU SEJA, SEM ESTRUTURA SOCIAL NÃO EXISTE SOCIEDADE.
Relações Sociais - referem-se aos relacionamentos entre indivíduos ou no interior de um grupo social. As relações sociais formam a base da estrutura social.
8.2) SOCIEDADE – É UM GRUPO AUTÔNOMO DE PESSOAS, VIVENDO JUNTAS EM UM MESMO TERRITÓRIO, COMPARTILHANDO PROPÓSITOS, GOSTOS, PREOCUPAÇÕES E COSTUMES, E COM ISSO PRODUZINDO UM SENTIMENTO DE IDENTIDADE COMPARTILHADA. ESSE SENTIMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA MANTER A UNIÃO DAS PESSOAS QUE VIVEM EM SOCIEDADES COM GRANDE EXTENÇÃO TERRITORIAL, E GRUPOS COM DIFERENTES GOSTOS E COSTUMES, MAS QUE SE UNEM POR ESSE SENTIMENTO QUE PODE SER TRADUZIDO POR UM SENTIMENTO DE PATRIOTISMO.
UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DAS SOCIEDADES É QUE SÃO ESTRUTURADAS EM CAMADAS QUE TÊM ACESSO DESIGUAL À RIQUEZA, AO PODER E AO PRETÍGIO (EXTRATIFICAÇÃO SOCIAL). NÃO HÁ REGISTRO, NO MUNDO, DE SOCIEDADES QUE NÃO OCORRAM TAIS DESIGUALDADES SOCIAIS. EM TODAS OCORRE, EM MAIOR OU MENOR GRAU. ESSAS DESIGUALDADES SE TORNARAM MAIS ACENTUADAS COM O SURGIMENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, NA INGLATERRA, EM MEADOS DO SÉCULO XVIII, ONDE O SISTEMA ECONÔMICO IMPLANTADO FOI O CAPITALISMO INDUSTRIAL. ESSE TIPO DE SISTEMA ECONÔMICO TINHA COMO UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS O ALTO GRAU DE DESIGUALDADE SOCIAL, POIS OS LUCROS FICAVAM QUASE INTEGRALMENTE COM OS DONOS DE INDÚSTRIAS QUE PAGAVAM SALÁRIOS MUITO BAIXOS PARA OS OPERÁRIOS.
A HISTÓRIA DA SOCIEDADE PODE SER VISTA DE ACORDO COM UMA EVOLUÇÃO SOCIOCULTURAL, EM QUE