São Gonçalo de lagos
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica a pedido da professora Fernanda Garrido que realiza-se um trabalho sobre a vida e obra de São Gonçalo.
O trabalho irá ser realizado pela aluna Maria Carolina da turma 5ºB, da escola São Gonçalo.
O mesmo irá ser composto por:
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão;
Bibliografia.
A metodologia utilizada no trabalho vai ser o recurso a internet.
Desenvolvimento
S. Gonçalo nasceu a 1360, na cidade algarvia de Lagos, conforme a tradição numa casa situada junto das Portas do Mar.
Futuramente tomaria o sobrenome de Lagos, por ser esse o costume da época entre os frades.
No decorrer de uma visita a Lisboa, decidiu entrar no Convento dos “gracianos”. A data deste acontecimento tem sido objeto de discussão, pensando-se que S. Gonçalo teria entre 20 ou 21 anos.
Aproveitando a proximidade dos “Estudos Gerais” que o rei D. Dinis fundara em 1290, Gonçalo foi um dos indicados para entrar nos estudos universitários.
Saiu-se tão brilhantemente que os mestres o convidaram para se formar em doutor de Teologia e integrar-se no corpo docente.
Os seus conceituados livros, os seus primorosos trabalhos de iluminura e as suas inspiradas composições musicais são a afirmação das suas virtualidades intelectuais e artísticas.
Imagem do Convento dos “Gracianos”.
São Gonçalo não despertou interesse pela ideia e não chegou a receber graus académicos. A sua humildade e vocação apontavam-lhe para outros caminhos e outros trabalhos. Ordenou-se sacerdote para se dedicar exclusivamente ao ministério da palavra e à prática da caridade.
Apenas cinco anos depois de haver professado, começou a governar.
Seguido das descrições das casas por onde São Gonçalo passou, seguem-se os escritos de Frei António da Purificação, também da Ordem dos Eremitas de