São felipe sua história
São Filipe é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º50'50" sul e a uma longitude 39º05'22" oeste, estando a uma altitude de 195 metros. Sua população estimada em 2010 era de 20 305 habitantes. Possui uma área de 198,7,1 km².
Toponímia
Convém esclarecer que a forma "São Felipe", grafada pela maioria da população e pela quase totalidade dos poderes públicos, não encontra amparo nas normas legais (lei estadual que criou o município) ou gramaticais (consulte-se o "Dicionáro Aurélio" e "Caldas Aulete", verbete "filipense", e a enciclopédia Delta Larousse, verbete "São Filipe"). A modificação da grafia passou a ser observada a partir da década de 1930, contaminando, como se vê, até esta enciclopédia eletrônica.
História
O município de São Felipe foi emancipado no dia 29 de maio de 1880. A localidade nasceu a partir das bandeiras empreendidas pelos irmãos Filipe e Tiago Dias Gato no ano de 1678. Tradicional localidade do Recôncavo Baiano, São Filipe se destaca em razão de alguns prédios de relevante valor histórico e arquitetônico, como o Praça Municipal, a Igreja Matriz, dos padroeiros São Filipe e São Tiago, diversos engenhos de cana e ruínas, além de algumas residências urbanas rurais. Durante muito tempo a localidade ficou conhecida como São Filipe das Roças, em virtude do grande número de lavouras estabelecidas em torno do povoado. Sua sede se expandiu em torno da igreja matriz, construída nas proximidades da "fonte do povo", que abastecia a localidade.
Geografia
O território do município é acidentado. Observa-se a existência das serra da Copioba, com altura máxima de 360 metros. Os principais rios são: Caraí, Jaguaripe, Copioba, Copioba Mirim.
Clima
Em agosto faz até 12.0°C e em fevereiro faz até 38.9°C
Turismo
É interessante visitar a barragem municipal, aprazível balneário localizado a 2,5 km da cidade, além da Serra da Copioba (360 m de altitude), que possui trechos remanescentes da Mata Atlântica e abriga