São bernardo
Referências bibliográficas e citações: Como fazer?
(Norma Portuguesa)
Hoje em dia com a dita explosão informacional, tornou-se imprescindível a necessidade crescente do uso das novas tecnologias no seu processamento e cada vez mais se justifica o recurso à normalização na apresentação de documentos escritos.
O objectivo é apresentar princípios fundamentais para elaborar as referências bibliográficas e citações.
É do conhecimento da comunidade académica e científica, que existem nesta área normas internacionais, nacionais e as ditas “caseiras”.
As normas internacionais são elaboradas pela ISO ( International Standardization Organization) e por tal tem a aprovação da maioria dos países membros desta organização.
As normas nacionais, são aquelas que são elaboradas em cada país por CT (Comissões Técnicas) de especialistas, que no caso de Portugal é o IPQ (Instituto Português de Qualidade).
Tem-se verificado, que ao longo dos tempos, em Portugal não tem havido grande preocupação de seguir as normas nacionais e o que se tem verificado é a comunidade cientifica adoptar o modelo americano ou o modelo inglês, consoante se está familiarizado mais com um ou com outro.
Apresenta-se, pois, um instrumento de trabalho que procura responder às variadas questões que se põem a quem tem de elaborar trabalhos escritos, fazer referências bibliográficas, as bibliografias e as citações. Apresenta-se pois os princípios que consideramos básicos e fundamentais.
Conceitos básicos:
Bibliografia – Lista de referências bibliográficas segundo uma ordem especifica e que contem elementos descritivos de documentos, que permitem a sua identificação.
Citação – Forma breve de referência colocada entre parênteses no interior do texto ou anexada ao texto como nota em pé de página e que permite identificar a publicação onde foram obtidas as ideias, e indicar a sua localização exacta na fonte.
Referência