swot
De acordo com VALUE BASED MANAGEMENT (2007), Forças e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores.
Já as Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.
Uma organização deve tentar se adaptar ao seu ambiente externo. A análise S.W.O.T. é uma ferramenta excelente para analisar as forças e fraquezas internas de uma organização, e as oportunidades e ameaças externas que surgem como conseqüência. (VALUE BASED MANAGEMENT, 2007)
O modelo da análise S.W.O.T. normalmente é realizado usando um diagrama conforme abaixo, o que facilita a visualização sistêmica (visão do todo, e da interação entre as partes), e a relação entre cada um dos fatores:
Matriz SWOT
Para efetuar-se o levantamento da matriz SWOT na contabilidade desta empresa entrevistou-se um gerente superior e três de seus quatro gerentes a quem são delegadas áreas chave do setor. Esses contadores têm larga experiência na área, com aproximadamente vinte anos de vivência profissional. Atuando, em média, há mais de treze anos na companhia. Os gerentes são altamente qualificados, considerando que cem por cento dos respondentes possuem graduação lato sensu ou stricto sensu.
Assim, foram totalizadas quatro entrevistas com base no