Sustentabilidae
Os imóveis sustentáveis já são uma realidade em países desenvolvidos. Tanto fábricas quanto residências captam a água da chuva e a energia solar, reduzindo assim não somente os impactos ambientais, mas também as tarifas mensais de consumo.
O Grupo Pão de Açúcar por exemplo, construiu em Indaiatuba - SP, uma loja alinhada ao conceito sustentável, onde a projeção de economia está em cerca de 30% para a energia elétrica e 50% para o consumo de água. Além disso, os processos e tecnologias contemplam uma redução de 35% nas emissões de carbono e cerca de 90% na geração de resíduos.
Necessidades de investimentos em novas tecnologias e materiais, gerenciamento de projetos, marketing voltado à comercialização de imóveis sustentáveis e políticas governamentais, são algumas das demandas emergentes relacionadas ao setor no Brasil.
Outro aspecto relacionado diretamente com a sustentabilidade na construção civil, é que nos últimos anos os desperdícios diminuíram no Brasil, porém não há muito que comemorar, pois ainda estão entre os mais altos do mundo. Além disso, segundo alguns especialistas como Dionyzio Klaydianos do Sinduscon DF, não existe sequer ideia das causas desta redução no nosso país.
Conforme dados encontrados em uma pesquisa de 2010 realizada em conjunto com 16 Universidades Brasileiras, o professor Antônio Neves de Carvalho, chefe do departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil da UFMG, defende que somente a argamassa gera cerca de 90% de perda.
Dentre as principais ações para diminuição