Ética e sustentabilidae
Na busca desenfrada por resultados, cada vez mais empresas estão fadadas a cometimentos de erros, que de uma certa forma, é até natural. Hoje em dia, por mais que as empresas contem com sistemas super avaçados, onde se automatiza quase que cem por cento dos seus processos e procedimentos, esses processos, são e serão sempre feitos e colocados em pratica por pessoas, pessoas que estão propícias a erros, sejam erros técnicos, sem intenção de prejudicar, ou prodizir qualquer efeito danoso, ou até mesmo, erros intencionais, com o intuito de causar danos, de prejudicar clientes, fornecedores, pessoas ligadas diretamente a corporação. Assim, o que faz uma corporação ser considerada sustentável e outra corporação não sustentável, é a forma de como ela administra esses erros, uma vez, que não temos como separar ética de sustentabilidade.
O grande porém, sobre o tema conduta empresarial e valores pessoais, seja em grandes ou pequenas companhias é que, as companhias são compostas por pessoas. Ainda que as empresas tenham seus valores corporativos, as pessoas quando saem de casa para o trabalho, levam com elas seus valores pessoais. Sendo estes valores pessoais, que influenciarão diretamente na conduta profissional dos gestores dessas empresas. Não é dentro da empresa, que a pessoa aprende a ser ou não ser ética. Ética, é uma qualidade, uma característica que se aprende e se desenvolve durante toda a vida, seja no relacionamento com a famíla, com amigos, seja em casa como na escola, ou seja, a ética é desenvolvida junto com o caráter da pessoa, caso contrário, não se tem ética na carreira profissional.
Quando problemas aparecerem, há uma grande tendência dos valores pessoais se sobreporem aos valores corporativos. Neste momento, é que verdadeiramente passamos a conhecer uma empresa. Muitas empresas, encontram grandes dificuldades na administração de crises, muitas delas fecham ao primeiro sinal de que algo de errado está acontecendo. Muitas