Sustentabilidade
São cada vez mais comuns empresas que buscam sustentabilidade socioambiental e esse crescimento não se deve somente a conscientização ecológica, mais também e principalmente para atender as necessidades da Era de Globalização e Governança. As empresas que não estão adotando estas mudanças estão perdendo a credibilidade e acabam desaparecendo do mercado, aquelas que entenderam a necessidade de se adequar e que fazem sua parte através de programas de responsabilidade social, estas sim indo pelo caminho certo. Isso merece um incentivo e ter paciência é um fator fundamental já que é necessário reeducar uma geração inteira.
Antes as empresas eram criadas em um ambiente de Economia Linear, elas eram avaliadas pelos lucros, não importando como eram obtidos e nem com os desgastes causados a pessoas, máquinas e meio ambiente. Agora a sustentabilidade exige que as empresas operem em um ambiente de Economia circular, caracterizados pela extração eficiente dos recursos, reciclagem de resíduos, produção de mais com menos, responsabilidade por seus produtos e serviços pós-consumo e pelo consumo ético. Um grande incentivo para aderir a Economia Circular é que buscar a sustentabilidade socioambiental é um negócio lucrativo. As empresas que se “conscientizarão” estão cada vez mais valorizadas no mercado enquanto aquelas que acham que trabalhar somente visando lucros ainda é o melhor negócio estão enganadas e desvalorizando seus produtos.
É possível aumenta os lucros sendo sustentável! Estudiosos e líderes do mundo todo participaram de uma pesquisa sobre como tornar isso real, escrito pelo canadense Bob Willard o livro que fala sobre As vantagens da sustentabilidade, em 2002. Neste ele destaca maneiras de como tornar um negócio sustentável lucrativo. Além dos lucros as empresas também adquirem valores intocáveis o que acaba caindo no gosto do público, que aderem aos produtos e serviço a fim de contribuir com as