Sustentabilidade
O mundo de hoje vive enormes desequilíbrios, onde de um lado há a geração de riquezas, e por outro a miséria, a degradação ambiental e a população crescente. Diante disso surge o conceito de sustentabilidade, que está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, e também surge à ideia do Desenvolvimento Sustentável, conceito que visa conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Fala-se muito em pensamento sustentável. Hoje a palavra “Sustentabilidade” é usada para qualquer coisa.
A verdade, no entanto , é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.
Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais.
Existe um projeto que tem o pensamento de alcançar a sustentabilidade ate 2050, onde a população global não só habitará o planeta como viverá bem, respeitando os limites do mesmo. Por “viver bem” entendemos um nível de vida em que as pessoas tenham acesso e capacidade para financiar educação, saúde, mobilidade, condições essenciais de alimentação, água, energia, habitação e bens de consumo. Por “respeitar os limites do planeta” entendemos viver de forma a que o nível de vida possa ser sustentado através dos recursos naturais disponíveis e sem prejudicar a biodiversidade, o clima e os outros ecossistemas.
Na sociedade sustentável a natureza não está submetida ao aumento progressivo de concentrações de substâncias extraídas da crosta terrestre, ou substâncias produzidas pela sociedade. Na sociedade sustentável a natureza não está sujeita a degradação progressiva por meios físicos. Na sociedade sustentável as