Engenharia mecanica
ENGENHARIA MECÂNICA
ANÁLISE DE ELEMENTOS FINITOS
Orientador: Valmir Vilson Beck
Acadêmico: Everton Grumiker Renan Daniel Baumgartner
Horizontina.
Dezembro de 2011.
INTRODUÇÃO
A FEA (Finite Element Analysis, ou análise de elementos finitos) é uma técnica numérica que pode ser usada para uma aproximação das características dinâmicas estruturais de sistemas mecânicos vibratórios, cuja compreensão é de suma importância para qualquer estudo de falhas por causa raiz envolvendo vibrações excessivas. A técnica de elementos finitos pode ser usada para estudos dinâmicos estruturais de equipamentos existentes ou para avaliar as características dinâmicas de máquinas e estruturas antes da fabricação.
CONTEXTO HISTÓRICO
O método dos elementos finitos é uma importante ferramenta computacional para executar cálculos que na prática seriam muitos difíceis ou mesmo impossíveis. As suas primeiras aplicações tiveram início na década de 1950. Até certa época, o processamento só podia ser feito nos caros mainframes e, por isso, o uso era restrito a grandes empresas, centros de pesquisa, instalações militares. Com a evolução da capacidade e a redução de custos dos computadores, as aplicações do método se expandiram e se tornaram cada vez mais precisas e sofisticadas.
BENEFÍCIOS
O método FEA reduz custos e diminui o tempo de desenvolvimento. Ele prevê o comportamento de um determinado design e os efeitos das modificações no material e na geometria. Com esses dados à sua disposição você pode reduzir o número necessário de protótipos.
TIPOS DE ANÁLISES
Estática linear e não linear: resposta da estrutura a cargas críticas e modelagem de contato (possibilitando a análise de montagens), comportamento do material não linear e grandes deformações.
Modos normal e