Sustentabilidade
Enogastronomia
08-05-2012
Gastronomia austríaca e húngara
Denise Valquíria Afonso Tona
Prof. Ana Pereira Neto
Índice Objetivo 1 Áustria 2 Hungria 4
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo mostrar um pouco da gastronomia austríaca e húngara (hábitos alimentares e alguns pratos típicos), mostrando assim também a sua influência na gastronomia europeia.
Áustria
A cozinha Austríaca tem claras influências dos países que conformaram o Império austro-húngaro. Assim pode-se encontrar pratos com componentes húngaros, checos, polacos, eslovenos e incluso, italianos. Claros exemplos desta influência são as picantes almôndegas conhecidas como "vapcici" e a consistente sopa de feijão também picante procedentes de Servia, a Sopa Sauerkraut e as bolas de pão com que se acompanham as comidas checoslovacas e a couve recheada polaca. De Hungria destacam o goulach, guiso de carne de boi temperada com cebolas, alho, pimentão, tomates e aipo e o "dobostorte" embora em Áustria se ponha mais margarina que açúcar.
Os pratos tipicamente Austríacos são muito simples, o sabor depende mais da qualidade dos ingredientes que de sua preparação. Destacam o tafelspitz consistente em vitela fervida, o wienerschitzel, um filé de vitela de enorme tamanho empanado em ovo e pão ralado muito parecido ao escalope espanhol que se serve com uma salada de batata fria ou de pepino, o wienerbacklhendl, preparado do mesmo modo que o anterior mas com carne de frango, servido com batatas salteadas, o schinkenfleckerl, guiso de presunto cortado em tiras com massa ou o scheweinsbraten, assado de porco. Toda comida Austríaca se costuma acompanhar com kren, rabanetes picantes e com a schittlauchsauce, uma salsa a base de cebola. Típicos são também os knödel, pudins com tiras de toucinho e fígado que se servem com a sopa e a carne e os fiambre e as salchichas que se comem como comida rápida tanto em tabernas como em restaurantes com varanda ao ar livre.
As sobremesas são