Sustentabilidade
O conceito de desenvolvimento sustentável foi, consagrado no relatório "O Nosso Futuro Comum", publicado em 1987 pela World Commission on Environment and Development, uma comissão das Nações Unidas, chefiada pela então Primeira-Ministra da Noruega, a Sr.ª Gro Harlem Brundtland.
O Relatório Brundtland (1987), como ficou a ser conhecido o documento, definia desenvolvimento sustentável como:
"(... ) desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações vindouras satisfazerem as suas próprias necessidades".
1992 Conferência das Nações Unidas do Rio
A Cimeira da Terra adoptou um Plano de Ação para o desenvolvimento sustentável, que elabora estratégias e um programa de medidas integradas para parar e inverter os efeitos da degradação ambiental e para promover um desenvolvimento compatível com o meio ambiente e sustentável em todos os países. Este plano de ação, que cobre temas económicos, sociais e culturais de proteção do meio ambiente, foi aceite por 150 países, é conhecido atualmente pelo nome de Agenda 21.
O que é Sustentabilidade ?
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
É um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de