Sustentabilidade
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
“O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras.
Sustentabilidade Urbana – em busca desta utopia
Ao trazer o foco da discussão da sustentabilidade e conseqüentemente do chamado desenvolvimento sustentável para as cidades, a Agenda Habitat, resultado da conferência Habitat 2, segundo Braga (2003) oferece um marco de objetivos, princípios e compromissos para a consecução de assentamentos humanos sustentáveis. Ainda segundo este autor, desse debate irá emergir o conceito de Cidade Sustentável, incorporado no Estatuto da Cidade, que estabelece como uma de suas diretrizes gerais a
“garantia do direito a cidades sustentáveis”.
Para o Estatuto da Cidade uma cidade sustentável propiciaria às presentes e futuras gerações o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra- estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.
Admitindo-se, entretanto, que existam diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, entre elas a dimensão econômica, a social e a ambiental, o atendimento dos pressupostos estabelecidos nesta lei exige a