Sustentabilidade
PAPELÃO
São Luis
2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os processos de fabricação, reciclagem e sua importância do Papelão. Esse material é um tipo mais grosso e resistente de papel, geralmente utilizado na fabricação de caixas. Por ser muito utilizado, o papelão e seus produtos são frequentemente alvo de processos de reciclagem. O tipo mais comum de papelão é o papelão ondulado, composto de três camadas.
Divido em sete capítulos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
2. Desenvolvimento
2.1 Processo de Fabricação
Celulose é a matéria-prima originária do papelão, que pode ser extraída de arvores. O processo de fabricação desse material é feito em varias etapas, que são:
Colheita da matéria-prima: A árvore é cortada e passa por um processo de limpeza, onde é lavada e são retiradas folhas, cascas e entre outras impurezas. Uma atitude ecologicamente correta é usar arvores de áreas reflorestadas. Após isso, os troncos e galhos são divididos em cavacos de tamanhos pré-determinados.
Preparo da polpa: e levada ao cozimento em um digestor a temperaturas de 160° C. O produto resultante deste processo adquire a forma de uma pasta denominada de polpa de celulose.
Na etapa final do processo, a polpa de celulose passa pela secagem e prensagem, onde é espalhada em uma tela de metal. A tela passa por cilindros e a polpa é prensada até atingir a espessura desejada, de acordo com a gramatura do papel.
2.2 Importância da Reciclagem
Reciclar e Reutilizar papelão são as formas mais simples e eficientes de contribuir para a redução dos impactos ambientais. O papelão é usado na embalagem de cerca de 85% de todos os produtos. Pelo fato da matéria-prima ser a celulose, muitas arvores são derrubadas (cerca de