sustentabilidade
Educação Ambiental na escola
Subtema
Reduzir, reutilizar, reciclar.
Introdução
Lixo é basicamente todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. No entanto, o conceito mais atual é o de que lixo é aquilo que ninguém quer ou que não tem valor comercial. Nesse caso, pouca coisa jogada fora pode ser chamada de lixo.
O que não podemos ignorar é que o lixo precisa ser devidamente separado e coletado, reaproveitado ou reciclado antes de ser descartado. Selecionar o lixo ajuda a diminuir a poluição do ar, solo e água, bem como reduz a necessidade de novas áreas para aterros sanitários. Tal atitude também ajuda a diminuir a proliferação de insetos e roedores, responsáveis pela transmissão de várias doenças. Os recursos naturais são poupados, pois o lixo separado é reciclado e transformado pelas indústrias em matéria-prima novamente, baixando assim os custos do produto final a ser consumido. Uma sociedade consciente e bem educada não gera lixo, e sim materiais para reciclar.
A Educação Ambiental é, segundo o Ministério do Meio Ambiente, “um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver os problemas ambientais presentes e futuros”. Nada mais procedente que iniciar, também na família, a aquisição dos conceitos básicos da educação ambiental. REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
São conceitos fundamentais para um bom gerenciamento dos Resíduos Sólidos, ou seja, do Lixo. São conceitos que devem ser absorvidos, praticados e divulgados.
Podemos REDUZIR a geração do lixo consumindo menos e melhor, isto é, racionalizando o uso de materiais no nosso cotidiano.
Justificativa
Objetivo geral educar os alunos conscientizando sobre a poluição do descarte inadequado dos resíduos sólidos aplicando os princípios